Foto Cuidado! Malware encontrado em apps no Google play afeta milhões de androids

Cuidado! Malware encontrado em apps no Google play afeta milhões de androids

Você já ouviu falar do HummingBad? É um malware que atinge dispositivos android, e age da seguinte forma, insere publicidade infectada no seu aparelho e faz a instalação de aplicativos fraudulentos. Foi descoberto e documentado em julho do ano passado e chegou a infectar 10 milhões de dispositivos, tinha a capacidade de rootear o aparelho infectado para ganhar privilégios totais.

 

Este ano foi encontrado em ação uma nova versão deste malware no Google play, chamada HummingWhale, que diferente de seu antecessor não força root, mas cria máquinas virtuais (VMs), para sofisticar a fraude por anúncios, pode baixar e instalar aplicativos em segundo plano, sem ser percebido.

 

Funciona assim, quando o aplicativo em questão está sendo usado e o usuário fecha os anúncios exibidos, o malware executa uma máquina virtual que carrega uma cópia da aplicação, para depois gerar um ID único e falso, isso beneficia os desenvolvedores com o aumento de sua receita, ou seja, faz com que estes ganhem mais dinheiro por meio da instalação automática de aplicativos e exibição de anúncios falsos.

 

Fonte: Olhar Digital, Oficina da Net, 4gnews