Foto Novo malware invade sistema Android e monitora a atividade dos usuários

Novo malware invade sistema Android e monitora a atividade dos usuários

Foi descoberto pelos especialistas da Kaspersky Lab um novo trojan que age roubando dados bancários e desestabilizando a privacidade dos dispositivos Android. A nova ameaça é uma variação de cavalo de troia “Svpeng”, seu funcionamento consiste basicamente em espionar o aparelho, armazenando tudo que é digitado e tirando prints das telas sem a permissão do usuário.

 

Seus alvos são aplicativos de bancos, de cartões e telas de preenchimento de dados pessoais, como email e senha. O Malware aparece em smartphones de usuários que tenham caído no golpe de phishing, onde a vítima tem acesso a falsas ofertas de uma aplicação maliciosa do plug-in Adobe Flash Player para dispositivos Android.

 

Quando é feito o download e a instalação da aplicação fora do Google Play o malware pede permissão para fazer uso dos serviços de acessibilidade e passa a ter controle sobre o dispositivo, desfazendo todas as tentativas de anular as permissões. Além disso ele não pode ser desinstalado da forma tradicional dificultando sua eliminação por usuários que tenham pouca experiência.

 

Segundo a companhia de segurança da informação, o trojan consegue se infiltrar em qualquer dispositivo Android, inclusive nos mais novos com novas versões do sistema operacional. Para evitar esse problema o melhor é não baixar aplicações fora da Google Play e fazer uso de ferramentas anti-phishing como o Kaspersky Internet Security e outros com a mesma finalidade.

 

Fonte: Tecmundo