Foto Processo de criação de um site

Processo de criação de um site

Muitos empresas tem interesse em ter um site para o seu negócio, mas não sabem por onde começar, qual é o processo realizado para a elaboração e construção de um site. O trabalho de desenvolvimento é feito por uma equipe composta por profissionais de vários ramos dentro da área de tecnologia, designers, programadores, analista de requisitos, gerente de projetos e entre outros.

 

Confira alguns passos importantes para a criação de um site:

 

1 - Definição de escopo

É a coleta de informações sobre o que o seu cliente precisa. Neste tópico são avaliadas as funcionalidades, concorrentes, mercado, público alvo e outros dados que ajudam a definir melhor o seu projeto. No final da etapa é definido as funcionalidades e telas.

 

2 - Criação do layout

Nesta etapa se inicia a elaboração do layout do site, ou seja a concepção da parte visual, de acordo com as definições presentes no escopo do projeto e a identidade visual do cliente. Definimos cores, posicionamento de elementos, banner e etc. Geralmente é criada apenas a página home para mostrar ao cliente. Se a mesma for aprovada damos sequência para as outras páginas.

 

3 - Desenvolvimento do site

Após a aprovação do layout começa a codificação do site. Nesta fase o layout elaborado e transformado em código. Vale lembrar que cada empresa tem seus métodos de desenvolvimento. Algumas empresas adotam uns tipos de linguagens que outras não usam. É apenas uma “característica” de cada empresa. Alguns tipos de sites podem fazer uso de um sistema por trás para gerenciamento do site (inserção de conteúdo, troca de imagens, criação de noticias e etc.)

 

4 - Testes e correções

Depois de todo esse processo vem o teste e as correções. O cliente acessa o site já desenvolvido e verifica se está tudo de acordo com o que foi determinado por ele na fase de definição de escopo, se está fácil de usar e se atende suas necessidades. Caso haja alguma alteração a ser feita o site é corrigido e então testado novamente até que não tenham mais correções a serem feitas e o site esteja pronto. O site então passa a estar online para que possa ser acessado por todos.